Seguidores

Racionalismo Cristão - Por Dr. Francisco Ayres

O Racionalismo Cristão não é religião nem tão pouco nenhum sistema organizado de exploração. Ele não vende a felicidade através de chaves de harmonia nem de preces ocultas.

Ele esclarece e mostra que a verdade não se dá não se transmite, nem se vende: procura-se. Ajuda-vos a abrir o espírito para encontrardes esse sol redentor.

É por isso que o Racionalismo Cristão quer espíritos esclarecidos e não crentes, quer pessoas sadias, livre de preconceitos e não de fanáticos claudicantes.

Quer gente sadia e não avariada. Isto se obtém pelo raciocínio e pelo esforço próprio, e não pelo culto da autoridade tradicional ou pela imitação.

Hoje o Racionalismo Cristão se espalha por todo o Brasil em inúmeros filiados e correspondentes e já transpondo fronteiras se acha também na Europa, na África e na América do Norte.

Só assim as Forças Astrais Superiores, através dos seus esclarecidos instrumentos, coloca o espiritismo no seu verdadeiro papel de ciência que nos vem explicar todos os porquês da vida.


Ao alcance de todos são colocadas as bases do conhecimento imprescindível à evolução individual e coletiva. As suas bases são o alicerce para a verdadeira vida.

O estudioso racionalista cristão consegue pelo estudo e pelo raciocínio penetrar até o amago a transcendência de todos os problemas, sejam eles éticos sociais ou econômicos.

Não vos digais racionalistas cristãos pelo simples fato de aceitar. Não! Com isso mostrais apenas a vossa faculdade de concordar e submissão.


Estudai com todo o vigor do vosso espírito crítico, depois se julgares útil então o aceite. Entendei, porém por crítica não a facilidade de oposição que aprendemos através dos séculos. Eu chamo crítica a análise profunda e despida da defesa lucrativa dos interesses atingidos. A crítica para ser sincera tem que ser total, mesmo que seja contra nós.

Falo-vos assim porque nós aprendemos a jogar a hábil oposição, mas não sabemos criticar. Varrei a alma de todos os preconceitos, de todos os falsos valores impostos pela tradição e pela autoridade e depois com a mente limpa podeis julgar.

Eu, que vários e longos anos andei no espiritismo por falsos e tortuosos caminhos, posso com a minha longa experiência dizer-vos sem medo de contestação, que entre as várias correntes existentes a única verdadeira é esta: o Racionalismo Cristão. Dr. Francisco Ayres

Racionalismo Cristão
Por Dr. Francisco Ayres
Médico, Jornalista e Conferencista
Fonte: Livro Conferências, 1939

Vale a pena visitar