Seguidores

Capacidade de Percepção e Inteligência - Por Luiz de Mattos

Na capacidade de percepção pesam determinados fatores psicológicos que a linguagem comum não pode definir, embora representem valores reais e facilmente reconhecíveis. Dela são fortes componentes os recursos da intuição e da inspiração, que possuem importância destacada entre os demais atributos espirituais e as próprias ações humanas.

A capacidade de percepção, que está intimamente ligada ao poder de penetração do espírito, à sua agudez, perspicácia e sensibilidade, exerce, além disso, notável influência no terreno da observação, revelando-lhe aquilo que as conveniências tantas vezes escondem.

Quando a prudência intervém, cautelosa, nas disposições do ser humano, é ainda a capacidade de percepção que lhe fornece os elementos de decisão.

A inteligência, como faculdade mestra do espírito, interfere nas demais, apurando-as e contribuindo para torná-las melhores e mais eficientes.

Da inteligência dependem os outros atributos espirituais que se criam, expandem, crescem, ampliam e aprimoram, de acordo com a evolução do espírito.

Grande aliada da perfeição, faz a inteligência com que o espírito reconheça as suas falhas e procure corrigi-las.

Ela está atrás do raciocínio, provendo-o dos meios necessários ao seu desdobramento.

Faculdade iluminativa, por excelência, a inteligênciaalcance ao horizonte do espírito e é o instrumento capaz de dissipar as trevas e destruir a ignorância, onde quer que elas se encontrem.

Capacidade de Percepção e Inteligência
Por Luiz de Mattos

Fonte:

Vale a pena visitar