Seguidores

A desordem impede o avanço do progresso espiritual

Todo o espírito quando encarna tem direito à vida, à saúde, à liberdade, à educação, à moradia, à segurança e o acesso ao trabalho.

A desordem atinge multidões e a cada criatura isoladamente. Observa-se também outros fenômenos sociais, tais como: a tragédia da corrupção, os preconceitos, minorias, diferenças de mando com mandatários incompetentes e, outros impatriotas, que não sabem das necessidades e reclamos de seu povo.

O respeito e a dignidade de um povo estão na sua civilização e não e nunca na dissolução de seus costumes, na licença, na revolta e na desordem. A desordem gera a confusão, e as impede o progresso. (Livro Prática do Racionalismo Cristão)

Cabe aos homens investidos de poderes de mando, objetivarem seus pensamentos e ações, reforçando o enfoque em atividades que beneficiem o ser humano como um todo, tais como: proporcionar o acesso à saúde gratuita a todos, proporcionar educação a todas as crianças, acesso ao estudo e capacitação profissionalizante aos seres imbuídos dessa necessidade. Conscientizar a todos sobre a importância de amar e preservar o meio ambiente.

Eliminar as diferenças de mando, integrando as minorias, a migração entre os povos, pois favorece a miscigenação de ideias e culturas.
O processo de ouvir é uma útil ferramenta para ajustar e entender as diferenças sociais, e no aceite de seus comentários e queixas prevalece a justiça e o valor em favor de um todo, encontra-se a moderação, atingindo-se a paz social.

O que falta a humanidade, como um todo, é a espiritualidade, ou seja, a conscientização racional sobre sua imortalidade; a conscientização racional de suas perspectivas espirituais. A humanidade continua indiferente e arredia aos preceitos humanitários, as coisas sérias da vida, o que causa indignação por depararmos com fatos desoladores!

O gênero humano necessita evoluir na espiritualidade. Contudo, os seres dão de ombros, se mostram avassalados e escravos de suas próprias mazelas, onde o materialismo é dominante e sobressai a hipocrisia e a falácia.

O Racionalismo Cristão em marcha é um fato, que vem tendo ótimas repercussões no meio social, porque esta Doutrina tem estampado, em sua bandeira, o símbolo da verdade, da ética, da moral cristã embasada numa inexaurível fonte filosófica espiritualista, portadora de imprescindíveis requisitos que quando colocados em prática, garantem a estabilidade e a integridade espiritual (moral) do indivíduo e de um povo.

Sabemos o quanto a humanidade está empedernida, embrutecida e ridicularizada por procedimentos inadequados geradores de conflitos: ora por fanatismo de várias espécies, ora por massacres, ora por guerras, ora por escândalos, o que é prejudicial ao desenvolvimento do psiquismo.

A perturbação é total. Lutemos com coragem e denodo! Porque o valor do espírito se encontra na sua própria capacidade de resistir a todos os embates da vida física.

"Não nos amedrontemos com os estrondos inevitáveis das injunções próprias deste mundo!"

Nos ensina o Racionalismo Cristão, que há uma tendência geral para o consumo e desperdício, numa excessiva agressividade contra os valores cristãos (ponderação, moderação, autodomínio, controle metodizado, entre outros).

Portanto, numa época em que afloram atitudes nulas que denigrem o caráter, se sugere o estudo da espiritualidade praticada pelo Racionalismo Cristão. 

A desordem impede o avanço do progresso espiritual
Por Pedro Pesce
Colaboração na revisão: Wilson Candeias

Fonte:
A Gazeta do Racionalismo Cristão

Poderá gostar de conhecer:

Vale a pena visitar