Seguidores

Despertar para a Realidade - Por Luiz de Mattos

O RACIONALISMO CRISTÃO – sem outra ideia, outro intuito, outro interesse que não seja o de fazer a humanidade despertar para a realidade da vida – propõe-se a lhe revelar os esclarecimentos de que ela necessita para sair da obscuridade espiritual em que ainda se encontra, tão danosa, tão prejudicial à sua evolução.

Por não ser religião, mas escola espiritualizadora, não possui esta Doutrina deuses nem adoradores.

Almas libertas da escravidão sectária, os estudiosos do RACIONALISMO CRISTÃO aprenderam a confiar em si mesmos, na sua capacidade espiritual e no poder da vontade para lutar e vencer.

Não são, por isso, adoradores, nem pedinchões, nem lamuriosos, nem farrapos mentais. Todos sabem que são grandes os obstáculos que surgem, a cada passo, no caminho da vida, mas que os poderão vencer com os próprios recursos morais de que dispõem.

Em toda esta obra se ensina que o espírito é uma minúscula fração da Inteligência Universal, evoluindo. Nela também se demonstra ser o Universo constituído de Força e Matéria, enchendo a Força, que incita e movimenta todos os corpos, o Espaço Infinito.

É ela apresentada, nesta obra, sob uma denominação comum: Força, Inteligência Universal ou, ainda, Grande Foco.

Força é a expressão empregada quando da sua associação com a Matéria, e Grande Foco quando se quer exprimir o Agente Universal, na sua concepção infinita. São, porém, termos sinônimos, de igual sentido.

Ninguém, por mais sofista que seja, poderá apontar em qualquer dessas duas expressões a mais ligeira afinidade com o vocábulo deus, já tão desmoralizado pelo sentido mesquinho e materialista que lhe emprestam os adoradores de todas as religiões.

Não se pode expressar a grandeza infinita de um valor absoluto com palavras de sentido relativo, como são as da linguagem comum.

As palavras Grande Foco ou Força, ainda quando não exprimam toda a realidade do seu sentido, são adotadas por falta de termos mais expressivos.

Grande Foco dá a idéia de luz e também de intensidade de brilho.

Esse Grande, com g maiúsculo, quer dizer Total. É, sem dúvida, uma expressão bastante acessível àqueles que ainda não podem penetrar mais profundamente nas questões demasiadamente abstratas.

Os que se interessarem, realmente, por este estudo de transcendental relevância, encontrarão no Capítulo 2 – Força e Matéria os elementos de que necessitam para um julgamento perfeito.

Despertar para a Realidade

Vale a pena visitar