Seguidores

100 ANOS DE HISTÓRIA — ESCLARECENDO A VERDADE DA VIDA


As flores que compõem este buquê não pertencem ao autor.
Somente é dele o laço que as amarra.” Fernando Faria
.
Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, antes de se apresentarem ao meio físico, haviam estabelecido, quando ainda nos mundos de luz, um pacto de honra, na presença de outros Mestres, dentre os quais se realçava a figura inconfundível de Antônio Vieira, com o fim de restabelecerem na Terra, em sua pureza original, os ensinos de Cristo.
.
Em 1910, neste país, surgiu essa Luz para os seres humanos compreenderem que não encarnaram para gozar neste plano físico, mas, sim, para se despojar de dívidas de outras encarnações e das que porventura adquirirem para a próxima.
.
Ao iniciar esta Doutrina sabíamos que tínhamos muitos obstáculos pela frente, porque a humanidade não estava preparada para aceitá-la, tanto que no início os trabalhos eram diferentes, porque tínhamos que saber chegar às criaturas, pois elas estavam embrutecidas, arraigadas a princípios que não eram nem faziam parte do nosso espiritualismo científico cristão. Tínhamos que, muitas vezes, ignorar que víamos e ouvíamos certas coisas.
.
Vencemos porque tínhamos coragem; éramos destemidos e queríamos que esta Doutrina, que era de Jesus, o Cristo, pudesse tomar conta do mundo Terra. Ela está avançando e devagar se vai ao longe. Aos poucos vamos trabalhando, nós astralmente e vocês materialmente, e temos a certeza de que um dia esta Doutrina tomará conta do mundo Terra, nem que não seja totalmente, mas a maior parte da humanidade terá conhecimento do que é o Racionalismo Cristão, do que seja o espiritualismo científico, e não o espiritismo que anda por este mundo.
.
Tudo chega a seu tempo, e o tempo chegou para dizer-se a Verdade já dita por um grande espírito, Jesus, o Cristo, que não pôde continuar a sua obra, porque naquela época não era possível, aliás, como em todos os tempos, sempre há quem se revolte contra a Verdade. Mas o Racionalismo Cristão prossegue na sua marcha, porque é uma Doutrina espiritualista, a continuação da iniciada por Jesus. Portanto, ela tem sua força implantada e continuará esclarecendo, orientando, fortificando aqueles que tenham vontade de ser algo na vida.
.
Em Força e Matéria se resume, se sintetiza, se define, se explica toda a Verdade da vida. Enquanto o ser humano não adquirir pleno conhecimento de si mesmo como Força e Matéria, nenhuma indagação filosófica poderá exercer influência decisiva no apuramento de sua conduta individual.
.
O espírito é Força, é Inteligência, é Poder, todos, sem exceção, estão sujeitos aos mesmos princípios, às mesmas regras. A sistemática da evolução enquadra-se no regime das leis naturais e imutáveis que são absolutamente iguais para todos.
.
O Racionalismo Cristão é simples. É simples, porque a vida em si também é simples; quem dificulta são as próprias criaturas, quando não possuem conhecimentos básicos da vida.
.
O próprio Jesus, na sua simplicidade, no seu modo de explanar a sua doutrina era simples, era sensato, verdadeiro, e possuía uma forte presença irradiativa. Era um valente na luta contra o mal, contra os ignorantes, contra a tirania da época.
.
Esta é uma escola onde desinteressadamente lhes é dita sempre a Verdade. O Racionalismo Cristão: educa, esclarece e espiritualiza. Para todos os que intimamente almejam descobrir a Verdade, já cansados de se curvarem às deturpações feitas em nome de Cristo e de outros moralistas da Antiguidade, é que se abrem as Casas Racionalistas Cristãs.
.
Não visamos outro interesse senão o de tirar as criaturas das garras da ignorância. O ignorante erra sem saber o que está fazendo. Há também o ignorante teimoso: esse erra propositadamente, porque se sente feliz no erro, na decadência moral. Por isso é necessário dizer a Verdade, sacudir os seres; aquele que não gostar das verdades ditas, aquele que se sentir ofendido, que não quiser se corrigir, o mal será dele.
.
O Racionalismo Cristão caminha a passos largos, levando aos que o ouvem a mensagem que Jesus deixou na Terra. Mensagem de amor fraternal, de paz e harmonia, que os que a ouviram não foram capazes de entender. Por isso o pregaram numa cruz.
.
Para restabelecer a Verdade e prosseguir a sua obra, interrompida pela violência e a intolerância dos homens, foi implantado na Terra, pelas Forças Superiores, o Racionalismo Cristão. Para isso reencarnaram dois valorosos espíritos, Luiz de Mattos e Luiz Thomaz, e estes, vencendo grandes dificuldades, tiveram a felicidade de dar cumprimento à sua espinhosa missão.
.
Como resultado do trabalho desses dois grandes espíritos e das Forças Superiores que apoiavam do espaço superior o movimento espiritualista a que ambos se entregavam, aí estão as Casas Racionalistas Cristãs com suas portas abertas para receber criaturas com sede de esclarecimento e de Luz!
.
Magníficos trabalhos são os do Racionalismo Cristão; correntes luminosas, Forças Astrais Superiores dirigem estes trabalhos, para o bem daqueles que à distância estão ligados a estes mesmos trabalhos, pensam e irradiam como ela ensina, nos momentos certos, e se sentem felizes. Isso é o Racionalismo Cristão, e por isso afirmamos: não há imitações para esta Doutrina, jamais alguém o conseguirá, ela é do espaço, e não serão os homens, com suas inferioridades, que a farão sossobrar.O trabalho das Forças Superiores, que astralmente supervisionam e dirigem a Limpeza Psíquica, constitui uma das mais notáveis realizações no campo do espiritismo, pelos seus resultados benéficos em favor da humanidade.
.
O trabalho da Limpeza Psíquica realizado pelo Racionalismo Cristão, na atmosfera da Terra, é de grande importância. Dizemos que é de grande importância, por ser um trabalho de desdobramento, onde os médiuns se desligam da matéria e fazem a limpeza astral.
.
Essa limpeza é comandada por nós da Plêiade do Astral Superior. Se não houver o elo de atração jamais poderá haver essa varredura espiritual na atmosfera da Terra.
.
O pensamento irradiado com firmeza, com intensidade, com valor, conduz ao progresso material e espiritual. Portanto, mãos à obra, pensamentos às alturas e decisão certa nos momentos certos.
.
A normalização da humanidade não tem sido fácil, mas como felizmente a Doutrina tem lições para dar, vai-se trabalhando, quer nas sessões públicas, doutrinando e beneficiando as criaturas com a limpeza psíquica, quer nas sessões particulares em desdobramento, trabalhando, mas trabalhando mesmo, das choupanas aos palácios.
.
Caminhai apoiados em pensamentos positivos, porque isto fazendo estareis ajudando a levantar este país, e o seu povo a ter dias melhores, com paz e alegria. O desconhecimento da vida espiritual, que é a origem de todos os males, desaparecerá do planeta Terra, quando os homens conhecerem as leis naturais e imutáveis. Aqui, pois, nos quedamos à inteira disposição dos governos, dos cientistas e dos que sofrem física e moralmente, para que mais rápido seja o progresso de todos.
.
Todos têm seu livre-arbítrio para saber pensar e irradiar nos momentos necessários, principalmente quando é a hora exata dos trabalhos no Racionalismo Cristão..
.
100 ANOS DE HISTÓRIA — ESCLARECENDO A VERDADE DA VIDA
Iolanda e Wilson Candeias
.
Este artigo é a nossa homenagem à celebração dos 100 anos da Doutrina Racionalista Cristã, construído com as citações dos nossos Antonio Cottas, Luiz Alves Thomas, Luiz de Mattos, José Ferreira da Costa Júnior, Maria Cottas, Maria de Oliveira, Pureza de Morais, e Sílvia Flores. Fonte: Livro Para Quando os Reveses Chegarem de Fernando Faria

Vale a pena visitar