Seguidores

Copiar ou raciocinar?

Quem de nós em alguma fase de nossa vida não esteve tentado a lançar mão de uma frase copiada às carreiras para ter uma resposta adequada e aproveitá-la em uma sabatina escolar?

Por comodismo, por indolência ou preguiça mental, muitos atribuem aos outros a tarefa de pensar por eles e passam a aceitar como próprias as ideias alheias. RACIONALISMO CRISTÃO, 44ª ed., 2010, p. 82.

Dentro do currículo escolar há disciplinas de que gostamos e outras às quais não nos identificamos e, esse fato de gostar e o de não gostar faz toda a diferença na forma de pensar e de agir dos estudantes.

A cola é um engodo para o raciocínio, pois ela mascara a efetiva aprendizagem. O estudante ao tirar uma nota elevada, sem a merecer, leva adiante seus estudos, mas sem a base necessária para a próxima aprendizagem. Ao colar, o estudante perde seu precioso tempo sem refletir sobre o que está escrevendo, o que fatalmente o conduzirá a enfraquecer o seu modo de pensar e consequentemente bloqueará o raciocínio ao longo de sua vida.

Todo professor tem conhecimento que há estudantes que fazem uso da famosa colinha, e de uma forma ou de outra tentam anular essa tendência, propagando suas ideias, comparando com outros fatos concretos ou abstratos, ligando opiniões, juízos ou outras disciplinas, despertando na mente do estudante o interesse pelas disciplinas não tão preferidas, mas que fazem parte na formação do seu caráter, de seus valores e de seus hábitos na estrutura sequencial da vida.

Atualmente, devido a facilidade do recurso internet, dispõe-se de uma quantidade considerável de informações, verdadeiras bibliotecas digitais, patrimônios à disposição da humanidade que tanto podem ajudar a estudantes, como também mestres, filhos e pais. Assim um ser ao pesquisar não deve simplesmente copiar e assinar o seu nome embaixo, mas sim buscar outras opiniões principalmente em contrário, comparar as ideias, e tentar perceber os dois sentidos, posicionando seu consenso entre ambas as ideias, criando assim sua própria opinião.

Sejam ideias completas ou apenas frases retiradas de ponta a ponta para construir artigos, conjecturar, externar juízos, opiniões, pareceres, ou utilizar como cola em sabatinas, sem o sentimento do que está sendo copiado, é um processo desastroso para o crescimento individual e a sua conduta na fase adulta e, ao faltar a consciência íntima do entendimento, o emissor revelar-se-á a si próprio um pensar atrofiado e precisará de muita perseverança pessoal no exercício da mente, para sair da apatia e seu ser voltar ao crescimento natural.

Um ser livre-pensador de conduta correta utiliza-se de seu raciocínio sempre atualizando um conceito anterior, melhorando a vibração universal na prática do bem coletivo.

Ao emitir uma resposta, um juízo, abalizar uma opinião, ou construir um artigo e resistir em não copiar uma ideia alheia é ser forte, é não capitular e sair vitorioso, pois o seu processo evolutivo está garantido e seu raciocínio não está adormecido perante a plenitude da vida.

Também podemos reforçar citando que a principal escola é o lar, onde a criança nos primeiros cinco anos registra os primeiros contatos com o seu mundo exterior, sempre centrada nas atitudes de seus pais, assim os pais como primeiros professores têm a maior responsabilidade na formação do caráter de um ser.

Dentro de um lar que tem por hábito a disciplina da limpeza psíquica, os filhos crescem fortalecidos, pois aprendem a raciocinar por si na busca dos porquês da vida. Ao irradiar nós temos nossas faculdades mentais abertas e ligadas ao nosso mundo fluídico que nos facilita as ideias, assim teremos em mente o que precisamos estudar para concluir nossa trajetória evolutiva.

O jovem, quando fortalecido pelas irradiações, inicia seu próprio caminho com as rédeas de sua vida, descarta as vaidades, começa com vantagem ao definir-se na vida, suas decisões são compostas de seriedade e força de vontade, dá qualidade e segurança ao espírito no seu caminhar por este mundo físico.

O Racionalismo Cristão é uma escola de princípios de moral, uma doutrina que facilita o esclarecimento espiritual, proporcionando um futuro positivo e verdadeiro a quem esteja disposto a utilizar o seu raciocínio no processo evolutivo da vida.

Divisa a reflexão entre o certo e o errado, posicionando as ideias entre a coerência e a incoerência, traz a razão sobre o questionável e o injusto, dando a exata liberdade a quem tenha vontade de caminhar com as suas próprias pernas, sem a dependência factível de manipulação, de mentir ou trapacear no trabalho, na família ou com parceiros na luta por seu crescimento evolutivo ao longo de sua vida.

Copiar ou raciocinar?
Iolanda e Wilson Candeias

Poderá gostar de conhecer:
 Atavismo

Vale a pena visitar