Seguidores

Presidente Campos Sales - Agora atuo na Plêiade do Astral Superior

Manuel Ferraz de Campos Sales, notabilizou-se pelos exemplos de retidão, lisura e ética em sua vida particular e pública, casado com a senhora Ana Gabriela Campos Sales, foi advogado e político brasileiro, terceiro presidente do estado de São Paulo (governador), de 1896 a 1897 e o quarto presidente da República, entre 1898 e 1902, nasceu em Campinas, 15 de fevereiro de 1841 — desencarnou em Santos, 28 de junho de 1913.

Pontos altos de sua vida pública

- Campo Sales se formou pela Faculdade de Direito de São Paulo na turma de 1863, e em seguida ingressou no Partido Liberal.

- Participou da criação do Partido Republicano Paulista (PRP), em 1873, tornou-se um republicano histórico.


- Foi deputado provincial de 1867 a 1871, vereador (1872), novamente deputado provincial (1881), deputado geral, (hoje se diz deputado federal), de 1885 a 1888, e deputado provincial (1889), sempre pelo PRP.

- Foi um dos três únicos republicanos a serem eleitos deputados gerais durante o Império do Brasil.

- Com a Proclamação da República, foi nomeado ministro da Justiça do governo provisório de Deodoro da Fonseca quando promoveu a instituição do casamento civil e iniciou a elaboração de um Código Civil na República.

- Substituiu o Código Criminal do Império de 1830, pelo Código Penal da República, através do decreto nº 847, de 11 de outubro de 1890.

- Entrou em divergência com o ministro da Fazenda Rui Barbosa, a partir da expedição do Decreto de 17 de janeiro de 1890 que criava um sistema emissor que se baseava em lastreamento por apólices da dívida pública, fator destacado da crise financeira conhecida como Encilhamento. Conseguiu aprovar três emendas em uma reunião de gabinete de 31 de janeiro, alterando o decreto.

- Interveio na ação da Corporação dos Corretores, aprovando o Decreto nº 822 de 18 de outubro de 1890 que trazia restrições para a atividade.

- Foi eleito senador da república em 1891, mas renunciou ao cargo, em 1896, para se tornar presidente do estado de São Paulo, cargo que exerceu até 1897, quando renunciou para poder ser candidato à presidência da república.


- Na comissão de justiça do Senado Federal, trabalhou, entre outros, no projeto de lei sobre crimes de responsabilidade do presidente da república.

- Como governador, na época se dizia presidente, enfrentou vários problemas, entre eles, (a) surto de febre amarela em todo o estado, (b) conflito na colônia italiana na capital, (c) onda de violência na cidade de Araraquara, no episódio que ficou conhecido como Linchaquara, (d) e, enviou tropas estaduais para combater na Guerra de Canudos.

Algumas homenagens na toponímia brasileira


- Cidade do Ceará, nomeada como Campos Sales
- Cidade no Estado de São Paulo, Salesópolis
- Avenida na cidade de Campinas, Avenida Campos Sales.
- Avenida em Belo Horizonte, MG, Avenida Campos Sales
- Avenida em Porto Velho, Rondônia, Avenida Campos Sales
- Avenida na cidade do Rio de Janeiro, Tijuca, Avenida Campos Sales
- Avenida na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, Avenida Campos Sales
- Avenida na cidade Roca Sales, Rio Grande do Sul, Avenida Campos Sales
- Rua em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Rua Presidente Manoel Ferraz de Campos Sales
- Rua em Curitiba, Juvevê, Rua Campos Sales
- Ponte no Rio Tietê, que liga as cidades de Barra Bonita a Igaraçu do Tietê. A Ponte Campos Sales foi inaugurada em 1915, e construída por iniciativa de Campos Sales.


Hoje como espírito liberto da matéria, atuando na plêiade do Astral Superior, proporcionando a todos a ternura de nos abastecer com salutares ensinamentos de que devemos viver as duas vidas paralelamente, a material e a espiritual.

Vejamos esta síntese de doutrinação, palavras de experiência de quem viveu paralelamente as duas vidas, material e a espiritual, explanada na Casa-Chefe do Racionalismo Cristão, Rio de Janeiro, descritas no Livro Para Quando os Reveses Chegarem.

O ser adquire experiência através dos anos vividos, através da luta, do trabalho, daquilo que ouve, daquilo que vê. De cada ação humana, resulta uma consequência, boa ou má.
É vendo e fazendo, que aprendemos as lições da vida. Não é o mundo uma grande escola? Não só uma grande escola; o mundo é também um alambique depurador de almas. Em cada encarnação, a visão do passado desaparece, dando ensejo ao espírito de começar uma vida nova, com total esquecimento do passado.
As leis que isso determina, não são apenas justas, mas também sábias. Já imaginaram o que seria para o espírito encarnado, o reconhecimento dos seus desafetos, muitos dos quais encarnados vivendo novamente no mesmo grupo familiar? Como justificar as simpatias ou antipatias que os seres humanos sentem uns pelos outros à primeira vista?”

Campos Sales - Agora atuo na Plêiade do Astral Superior
Fonte:
Livro Para Quando os Reveses Chegarem
Site do Racionalismo Cristão
Pesquisa livre na internet

Poderá gostar de conhecer:

 Corruptos, ladrões, mentirosos, violadores

Vale a pena visitar