Seguidores

A voz do povo é a voz de deus? - Por Luiz de Mattos

A folha 236, da coleção Lendas e Narrativas, 1º vol., escreve Alexandre Herculano:

Uma das inumeráveis questões, que em nosso entender, eternamente ficarão por decidir é a que versa sobre qual dos dois ditados A voz do povo é a voz de Deus ou A voz do povo é a voz do Diabo – seja o que exprime a verdade. ... – Quem dá estas notícias? – Quem as trouxe? – Como se derrama? Mistério é esse que ainda ninguém soube explicar. - Foi um anjo? – Foi um demônio? – Foi algum feiticeiro? – Mistério."
... Por assim ser é que nós o transcrevemos para aqui e vamos analisar e provar a triste ignorância do grande Herculano sobre a vida fora da matéria e assim dos porquês das coisas, que ele, filósofo, sábio, erudito, primeiro historiador de Portugal, ignorou até desencarnar.

... Espírito vaidoso e ao mesmo tempo descuidado, em virtude do seu estado psíquico, não queria aceitar, e por isso, não raciocinava, e assim, não subordinava a princípios algumas narrativas de outros sobre os fatos históricos e sobre os fenômenos oriundos da Força e da matéria, por ele e por outros ignorados.

... Por assim ser, preciso se torna que a verdade se consolide e impere por toda parte. Vamos, pois, à explicação do inexplicável, do impossível, por Herculano, e o fazemos assim:

- É certo que a Terra é um alambique depurador de almas humanas e de todos os seres, de tudo que vida possui.

É nele que as parcelas da Inteligência Universal se fazem sentir nos diversos corpos dos reinos da natureza, desde o granito ao arbusto, desde um inseto ao animal racional.

A alma humana tem necessidade de um corpo físico para se locomover na terra e suportar as lutas que precisa para obter novos conhecimentos, mais luz astral, mais força para vencer, dominar os maus hábitos e destruir as trevas criadas pela ignorância.

A alma se religa pela irradiação ascendentemente a outros mundos mais adiantados, dos quais recebe os elementos de que necessita para se manter na Terra. É na atmosfera da Terra, que é o reflexo da própria Terra, onde se acham as almas perturbadas, ignorantes do que seja a vida real.

Por essa atmosfera passam as correntes fluídicas do Astral Superior (espíritos esclarecidos espiritualmente), com as quais são dominados os espíritos maus que originam perturbações e avassalamentos.

Daí a afirmativa de notáveis experimentadores de fenômenos, especialmente os magnetizadores, de que o Espaço se acha cheio de impressões boas e más.

Tudo que é reconhecido como invisível, nos cerca por todos os lados: - o corpo físico é a manifestação da alma que o engendra por intermédio do seu corpo astral, fluídico, verdadeiro mediador plástico entre o mundo visível e o mundo invisível, entre o homem físico e o homem astral. Assim se observa, que:

a)     Existe uma atmosfera que envolve a Terra;

b)     Nessa atmosfera existem forças várias, inclusive pensamentos, coisas saturadas de poder, que o ser humano atrai ou repele, conforme o seu esclarecimento, a sua vontade, o seu sentir;

c)     Essa atmosfera se acha ligada a outros mundos, dos quais recebe tudo quanto necessita para alimentar e conservar em atividade todas as partículas da Inteligência Universal;

d)     Existem muitos outros mundos a se movimentarem no Espaço, habitados por espíritos, forças superiores, portanto, partículas já mais evoluídas da Inteligência Universal, mas sempre em ascensão para outros mundos de maior espiritualização.

Vê-se, pois, que o ser humano é apenas um instrumento receptor e expedidor, uma maquina acionada por uma parcela da Inteligência Universal, a qual recebe forças, que são invisíveis para os encarnados, mas que atuam e influem, conforme os conhecimentos e a educação da vontade das criaturas. E por assim ser, é que se afirma que tudo nos vem de fora e vive fora de nós, inclusive os pensamentos, visto que o espaço se acha repleto de vida e na atmosfera da Terra se encontram as impressões boas e más , que cada ser humano atrai para si e para os outros, como instrumento que é e em conformidade com o uso que faz do seu livre arbítrio, para o bem ou para o mal.

A máquina humana sendo, pois, receptora e expedidora de sentimentos e pensamentos, que fora desse pairam, em qualquer parte em que se ache, torna-se o espírito intermediário das forças que existem na atmosfera da Terra e das que vem de outros mundos, e por assim ser, é que se afirma que todo ser humano é médium intuitivo. É por meio dessa faculdade natural que recebe as intuições das forças superiores ou das inferiores.

Assim, o ser humano é, portanto, um instrumento, que recebe com mais ou menos clareza, o que de fora lhe é intuído, conforme o seu estado psíquico e a educação da sua vontade.

Há seres humanos que além da mediunidade intuitiva, tem a da vidência e a auditiva: vêem formas astrais, como corpos humanos e outros, e ouvem o que os espíritos dizem.

Para esses médiuns não há o invisível, porque tudo vêem e tudo ouvem, e assim, tem certeza absoluta que tudo lhes vem de fora e vive fora deles, e de tal vidência e audição existem milhares de relatos nos livros católicos e outros.

Pelo que ai fica, baseado nos princípios em que o Racionalismo Cristão se esteia, nas leis naturais que tudo regem, fácil se torna concluir que “a voz do povo” pode ser a de Deus, se quiserem desmaterializar esta ultima palavra, para compreendê-la como sendo a Força Inteligente, parcelada em tudo que tem vida, quer neste, quer nos outros planetas.

É o elemento que tem vida e que vem de fora da matéria organizada, a que se referiu Claude Bernard e outros Fisiologistas.

Desde que todo ser humano é um médium, é um instrumento receptor de boas e más impressões, que lhe vem de fora e vive fora dele, é claríssimo ser ele um instrumento para o bem ou para o mal, como receptor de elementos, de forças invisíveis, de intuições, de tudo quanto se passa na atmosfera, no meio ambiente, e que lhe é intuído pelos espíritos, que vivem nela ou a ela vem para auxiliar o progresso dos seres e do próprio planeta.

É em sonhos e intuitivamente, além da vidência e audição, que os seres humanos recebem noticias boas ou más, e ao que o povo chama de a voz de Deus, a que Herculano se refere e que não soube explicar, mas que o Racionalismo Cristão explica racionalmente.

- Clique em qualquer imagem para AMPLIAR -
É assim que se explica com clareza absoluta a presciência que o povo tem, bem como os fenômenos levados à conta de milagres, fatos sobrenaturais, etc., e assim se atira por terra o mistério, pois na vida tudo tem a sua explicação racional e científica, não há nela mistérios. Há, sim, coisas inexplicáveis quando se passe à vida transcendental, mas dentro do mundo físico, tudo pode ser explicado à luz da razão e, portanto, da Verdade.

A voz do povo é a voz de deus?
Por Luiz de Mattos
Fonte: Livro Páginas Antigas - 1954

CONVITE

Casa-Chefe Rio de Janeiro
A todos os que sofrem com as decepções e reveses da vida ou aqueles que vivem num momento de bonança, convidamos a conhecerem a nossa filosofia espiritualista Racionalista Cristã, bem como os benefícios da corrente fluídica em uma de nossas reuniões públicas.
A entrada é franca e todos são bem-vindos!

Dias:
2as, 4as, e 6as feiras – das 20:00h às 21:00h
A entrada é permitida entre 19:20h até as 20:07h
Consulte o endereço que mais lhe convém e horários:
Ou tire suas dúvidas:

Visite nossa Filial São Paulo
a entrada é franca e todos são bem-vindos!

Rua Gabriel Piza, 313 – Santana – São Paulo
(a menos de 100 metros da estação Santana do metrô)


Poderá gostar de conhecer:

Vale a pena visitar