Seguidores

Casa Racionalista Cristã – Filial Rio Claro – Estado de São Paulo

A Filial Rio Claro do Racionalismo Cristão, está a uma distância de 175 quilômetros da Filial Santana do Racionalismo Cristão, na Cidade de São Paulo, num percurso aproximado de 2,00 horas.
A Filial Rio Claro, fica localizada na Rua 3 número 617, esquina com Avenida 11, no bairro da Saúde.

Foi fundada em 18 de novembro de 1934, sob o comando do comerciante José Alves da Cunha, a filial cresceu e, em outubro de 1943, ergueu o prédio próprio cuja obra é assinada pelo engenheiro Dr. Augusto Schmidt Filho. A edificação é um dos marcos arquitetônicos da cidade de Rio Claro e figura entre os imóveis mais antigos do município.

Muito importante para a expansão da doutrina no mundo, a filial Rio Claro teve participação ativa no crescimento do Racionalismo Cristão. Quando da inauguração da nova sede estiveram presentes grandes nomes da doutrina, incluindo o presidente perpétuo do Racionalismo Cristão, Antônio do Nascimento Cottas.

Vale lembrar a importante participação do rio-clarense Humberto Romanelli no desenvolvimento da filosofia, pois atuou brilhantemente como secretário da filosofia na capital.

Com uma importante participação na história do Racionalismo Cristão, a casa passou a ser referência por ser a primeira filial da doutrina na região, chegando a receber inúmeros ônibus de cidades vizinhas.

Nosso atual Presidente Senhor Dimas Damm, recorda que entre 1943 e 1958 o casarão ficava completamente lotado:

 “tanto o andar de cima quanto o de baixo ficavam cheios...
...Foi necessário colocar alto-falantes para fora, pois a casa não comportava mais gente”.

O Racionalismo Cristão é uma doutrina filosófica espiritualista surgida no Brasil em 1910.

Nascida na Cidade de Santos, inicialmente era denominada como Espiritismo Racional e Científico Cristão, porém mais tarde assumiu a atual denominação.

Quem codificou os ensinamentos foram os humanistas e benfeitores portugueses Luiz José de Mattos e Luiz Alves Thomaz, que se tornaram os grandes responsáveis pelos passos iniciais e desenvolvimento do Racionalismo Cristão.

As reuniões são abertas ao público em todas todas as segundas, quartas e sextas-feiras, às 20 horas, pontualmente.


Entre seus dedicados militantes podemos citar o Senhor Dirceu de Mattos, que desencarnou em 23 de novembro de 2012.

Foi um grande estudioso da espiritualidade, e se distinguia pela forma sempre elegante e respeitosa com que se dirigia às pessoas.

Dirceu além de militante, foi tesoureiro da Filial Rio Claro do Racionalismo Cristão e também nos deixou alguns artigos publicados, entre eles, Convite à humanidade, O Super Homem, De onde vem a Poesia, e Trocando velhos hábitos.

O atual Presidente Senhor Dimas Damm, comerciante e lider comunitário, reconhecido humanista, com uma vida marcada por gestos simples, sem vaidades e dedicada ao próximo, distinguido como Cidadão Emérito de sua estimada Cidade de Rio Claro.

Vejamos as palavras do Vereador Senhor Sérgio Carnevale ao homenagear o Senhor Dimas Damm quando da entrega da honraria de Cidadão Emérito da Cidade de Rio Claro;


Trata-se de um ser humano de primeira grandeza, apesar de sua simplicidade”...

... “Já foi agraciado com diversas comendas, no entanto é uma pessoa simples, isenta de vaidades e dedicada à prática do bem





Casa Racionalista Cristã - Filial Rio Claro - 2011

Casa Racionalista Cristã - Filial Rio Claro
Por ocasião da inauguração - 1943


CONVITE

Casa-Chefe Rio de Janeiro
A todos os que sofrem com as decepções e reveses da vida ou aqueles que vivem num momento de bonança, convidamos a conhecerem a nossa filosofia espiritualista Racionalista Cristã, bem como os benefícios da corrente fluídica em uma de nossas reuniões públicas.
A entrada é franca e todos são bem-vindos!

Dias:
2as, 4as, e 6as feiras – das 20:00h às 21:00h
A entrada é permitida entre 19:20h até as 20:07h
Consulte o endereço que mais lhe convém e horários:
Ou tire suas dúvidas:

Poderá gostar de conhecer:

Vale a pena visitar